Apresentação

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, vai promover, no próximo dia 25 de Março, pelas 21h00, a sessão de apresentação do livro de Bernardete Costa, intitulado “Transpiração”.

Trata-se do mais recente livro de poesia da autora, destinado ao público juvenil, cuja apresentação estará a cargo do conceituado poeta e escritor valter hugo mãe, contando ainda com uma performance poética por alguns elementos do GATERC (Grupo Amador de Teatro de Esposende – Rio Cávado) e acompanhamento musical de Ana Carolina Peixoto, da Escola de Música de Esposende.

 Bernardete Costa nasceu em Esposende, em 1949, tendo residido em Barcelos, onde, em 1975, iniciou a carreira como docente no então ensino primário. Em 1984, muda-se para Vila Nova de Famalicão, onde se estreia na escrita jornalística e literária.

O seu gosto pela escrita levou-a a publicar algumas obras literárias. Assim, em 2000, editou o primeiro livro de poemas “A Guardadora de Ausências”, com prefácio de Urbano Tavares Rodrigues. A boa recepção da obra por parte da crítica, entusiasmou-a a continuar a escrever, especialmente poesia. Em 2001, publicou o segundo livro, “Lugares do Tempo”, (prémio literário da Câmara Municipal de Barcelos), em 2002, a “Insubmissão dos Afectos” e, em 2004, “Cerejas aos Molhos”. Igualmente dedicado à infância, publicou, em 2009, o livro de contos “O Doce Canto da Sereia e Outras Histórias”. Para além destas obras, tem artigos dispersos em antologias várias e publica textos inéditos no seu blog: http://bernardetecosta.blogs.sapo.pt.

Bernardete Costa retornou às origens e vive, actualmente, numa “varanda” sobre o rio Cávado, em Esposende.

Os comentários estão fechados.